I Coríntios 12.12-27

corintios_001Foi escrito para os cristãos de Corinto, E DA IPG, .
Foi escrito porque a igreja de Corinto dividiu-se em dois grupos: um que defendia que a associação do cristão com os pecadores era permissível e necessária (despencando para uma extrema frouxidão moral) e o outro que defendia que um certo isolamento era essencial para pre-servar a santidade (despencando para uma falta de prazer, de lazer, de sociabilidade doentio), julgando-se um mais inteligente ou espiritual que o outro, ameaçando o futuro daquela congregação.
Paulo escreveu para tratar dos problemas daquela igreja (e era um desafio à sua autoridade.
apostólica) iria tratar do orgulho sobre a espiritualidade pessoal e falta de amor); para repreendê-los por deixar a situação chegar ao ponto em que chegou; e, para instruí-los doutrinariamente.

Assunto principal do texto em questão:     A unidade orgânica da Igreja.

Nosso desejo, é que ao final desta reunião, você, possa identificar os traços distintos da Igreja, e apreciar e desejar preservar a unidade orgânica de sua igreja local.

Este texto bíblico contém diversas verdades; hoje vamos destacar apenas esta: A Igreja é uma das maiores obras-primas de Deus.

Cada cristão genuíno é parte desta obra-prima:
VÓS SOIS O CORPO DE CRISTO!

-    Por que a Igreja pode ser classificada como uma das maiores obras-primas de Deus?
-    Porque Ele mesmo, com mãos de mestre,com derramar de Sangue, “desenhou” a Igreja com traços perfeitos e maravilhosos:

1.    A IGREJA CRISTÃ É GENUINAMENTE UMA UNIDADE NA DIVERSIDADE – vs 12, 14, 17, 19, 20.

Nota:
Em qualquer outro lugar, a DIVERSIDADE é motivo de ADVERSIDADE. Na Igreja, no entanto, a diversidade (em unidade) é uma benção celestial, pois, tal como num corpo físico, os membros acabam se especializando em suas funções.

Textos:
João 17.20-23.
Foi na cruz que a unidade na diversidade foi estabelecida - Ef 2.16.

Aplicação:   É nosso dever tanto apreciar quanto defender a diversidade na igreja. Devemos rechaçar qualquer tentativa de quebrar este seu traço.
VÓS SOIS O CORPO DE CRISTO!

Desafio: Não queira padronizar ou uniformizar os membros de nossa igreja. Respeite as diferenças. Longe de ser um problema, esta diversidade é a nossa riqueza. Foi Deus quem a fez assim. Aceite, respeite e defenda de todo o seu coração este maravilhoso Traço da igreja!

2.     A IGREJA TODA É BATIZADA “EM,”  E BEBE “DE” UM SÓ ESPÍRITO – vs 13.

a)
    O batismo em um só Espírito Santo - Não se trata aqui do batismo que dá poder,com uma alusão a Atos 2.4, nem do “batismo espiritual” citado em Romanos 6.3, que fala da identificação espiritual com Cristo em sua morte e ressurreição. Nem do batismo nas águas.
Antes, é o poder do Espírito Santo, o qual une todos os homens, sem importar sua raça, escolaridade, status social ou estado anterior. Este poder os transforma e une, fazendo deles um só homem espiritual(Nova criatura) pela imersão, que neste contexto é sinônimo de saturação.

b)
   O beber de um só Espírito Santo - trata de estarmos cheios de algo que satisfaz a nossa sede espiritual (interior), trata de “apropriação” e “nutrição”, trata da Ceia do Senhor e, finalmente, trata da comunhão dos que crêem em Deus.

Qual é o Fundamento bíblico? -     Espírito Santo: João 14.26; 16.13 – Plenitude: Sl 23.5b; João 3.34.

Jesus concedeu seu perdão aos homens na cruz – Lucas 23.34.

Bebamos e deixemos seu poder nos transformar! Somente cristãos “encharcados” e “embriagados” do Espírito estão no centro da vontade de Deus.
“  VOCE É O CORPO DE CRISTO”!

Desafio :  Entenda esta “Obra maravilhosa” e abra seu coração. Deixe o poder do Espírito Santo inundar seu interior e transformá-lo, e beba, sacie-se somente d´Ele.

3.    A IGREJA CRISTÃ É UM ORGANISMO VIVO – vs 15, 16, 18, 21.

Alguém pode dizer: Uma empresa também é um organismo vivo.
Não! As demais instituições (com exceção da família) são uma espécie de máquina fria, sem afeto, sem amor: se uma das suas partes desgasta, quebra ou apresenta defeito, logo é descartada (e esquecida) e substituída por outra. Não são assim os organismos vivos, que preservam seus membros a todo custo.
BOA SEMENTE:  Atos 12.5; João 13.35; Romanos 12.10.

a)    A igreja tem sentido e consciência de corpo – vs 21 a 27.

b)
 Os membros de uma igreja estão fortemente ligados (como num corpo físico) – vs 15, 16, 18 e 21.

Textos: João, 6.63; I Pedro 2.5.

Aplicação:   Devemos ser membros saudáveis e ativos e cuidar uns dos outros (De nada adianta a uma igreja ter um pastor sério, competente, ativo, se os demais membros não cumprem a sua função. Torna-se semelhante àquele corpo que está doente porque a vesícula ou o intestino é “preguiçoso”).
VÓS SOIS O CORPO DE CRISTO!

Desafio:  Irmãos, façamos nossa parte e cuidemos uns dos outros, para que todos se sintam bem e felizes num corpo sadio, em honra Àquele que assim nos fez.

CONCLUSÃO
Por causa destes Traços únicos e maravilhosos, “Ser uma unidade na diversidade”, “Ser batizada EM e beber DE um só Espírito” e “Ser um organismo vivo”, a Igreja, sem duvida alguma, é uma grande obra-prima de Deus.

DESAFIO FINAL:
Vamos honrar o nosso Deus, amando e respeitando uma das suas maiores obras-primas, a igreja; respeitando sua diversidade, deixando o poder do Espírito Santo nos transformar e preservando a unidade orgânica da nossa igreja local.

Igreja Plena da Graça

Salmos 68:19-20 Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte.