As quatro divisões da autoridade II

img_iiHonrar é valorizar, enxergar como importante e precioso. Ainda trabalhando o tema da honra aos que estão acima de nós (líderes), o Novo Testamento fala sobre quatro divisões de autoridade superiores: civil, social, familiar e eclesiástica. Hoje veremos as duas ultimas:

Honrando os Líderes Domésticos

Leitura: Efésios 6.2-3

Honrar nossos pais não é uma sugestão, nem uma recomendação, mas um mandamento. Quando olhamos para os nossos pais com os olhos da honra, nós nos comunicaremos com eles em respeito e amor. Lembre-se que a honra pode ser demonstrada em atos, palavras e até pensamentos, mas toda verdadeira honra tem origem no coração.

A desonra dos filhos pode ser demonstrada pelo comportamento, tanto quanto pelo tom de voz, por um revirar de olhos, um olhar de reprovação, pés que se arrastam para atender a um pedido, reclamações, e daí por diante.

No texto que lemos, a recompensa da honra aos pais é que tudo irá bem com você. Você terá sucesso na vida, juntamente com paz, alegria, amor, saúde e a promessa de uma vida longa na terra.

Quando o povo de Deus honrar seus líderes e autoridades civis, orar por eles e andar Com relação ao papel da esposa, lemos: “Que a esposa respeite e reverencie seu marido (que ela dê atenção a ele, o considere, o estime; que se submeta a ele, o louve e o ame)” Efésios 5.33. Deus valoriza o marido como o líder do lar. (Mais adiante, veremos como os maridos devem tratar sua esposa).Honrar nossos pais não é uma sugestão, nem uma recomendação, mas um mandamento.

Honrando os Líderes da Igreja

Leitura: Mateus 10.40-41

Muitos, em vez de demonstrarem a sua desonra escancaradamente, o fazem de forma sutil. Estes homens honram seus líderes com os lábios, mas reagem às ofertas, às mudanças de direção, ou às várias solicitações feitas pela liderança. Isso, na verdade, é desonrar.
Vamos fazer algumas perguntas difíceis. Você comparece ao culto pontualmente? Você percebe que fica lutando consigo mesmo quando o seu pastor lhe pede para dar uma oferta especial? Você fica dando desculpas para não participar de um culto especial?
Quando você valoriza a palavra do seu pastor, você valoriza a Palavra de Deus, porque Deus o enviou a você. Você temerá a Deus e, temendo a Deus, honrará os líderes instituídos por Ele.
Assim: “Queridos irmãos, honrem aos oficiais da sua igreja, que trabalham incansavelmente em ter vocês, e os advertem contra tudo o que está errado. Tenham grande consideração por eles e dêem-lhes o seu amor de todo o coração.” (1 Tessalonicenses 5.12-13).
Dentro da igreja, também há autoridades constituídas e ordem de graduação. Ao honrarmos um líder da igreja, estamos honrando a Jesus, e ao honrar Jesus, honramos a Deus Pai. Você não pode dizer que teme a Deus se não tem respeito pelas autoridades cristãs.Muitos, em vez de demonstrarem a sua desonra escancaradamente, o fazem de forma sutil.

Aplicação pessoal:

1. Você tem honrado seus líderes domésticos e da igreja?
2. O que você pode fazer para honrá-los de maneira melhor?

Colossenses, 3:23,24 - Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.