Saúde para a Alma

saude_alma“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” (Provérbios 28:13)

Há muito, temos ministrado à Igreja que uma pessoa que possui uma alma curada se expressa, fala, porque é livre. Jesus tem-nos curado apressadamente para que sejamos livres, mas não apenas isso, é necessário manter essa cura dia após dia.
Satanás trabalha com culpas guardadas, pois sabe que guardar culpa gera sentimentos depreciativos. As pessoas que guardam culpas no coração vivem oprimidas por pensarem que adquiriram uma dívida que não podem pagar.

Deus não nos chamou para vivermos debaixo de culpa, pois Jesus já nos libertou e, verdadeiramente, somos livres (Colossenses 1:12-14). Depois que você confessa, arrepende-se e deixa o pecado, não deve permitir que a culpa tome sua alma.

A Bíblia é muito clara em I João 1:9 quando diz que devemos confessar nossos pecados para sermos perdoados. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”

 Além do sentimento de culpa, devemos ainda observar a questão de esconder o pecado e conviver com ele. Quando lemos o texto de Provérbios 28:13, vemos que a palavra ‘encobrir’ possui, nesse contexto, o mesmo significado que mentir, ocultar. Aqueles que escondem seu pecado estão debaixo da influência de Anarkon, o deus da anarquia, que faz com que as pessoas transgridam. E toda transgressão é pecado e iniquidade.

Transgressão é pecado

Transgressão é pecado e atrai o insucesso, a falta de êxito. A Bíblia diz que nascemos de novo, mas quem guarda o pecado está fadado à derrota. Confesse os seus pecados, não os guarde. Pecado é para ser confessado. E, muito mais do que confessar, é necessário arrependimento e abandono do pecado. Em I João 1:5-10 a Palavra de Deus, nos diz que não podemos fazer Deus de mentiroso por não assumirmos o nosso pecado. Toda pessoa que peca e não confessa faz Deus mentir.

“E esta é mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos nas trevas mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”

Quem vive mentindo não tem a vida de Deus em sua vida. É só olharmos para a vida do homem que estava ao lado da Cruz de Cristo. Todas as pessoas que não reconhecem o pecado zombam e cospem no rosto de Deus.

Transgressão é iniquidade

Transgressão é o mesmo que manter a iniquidade no coração. Iniquidade não é característica de um homem injusto ou incrédulo. Há diferença entre homem injusto, incrédulo e iníquo.

1. Homem injusto

O homem injusto é aquele que não conhece a Deus, mas pratica a injustiça. Injusto é aquele que não tem o Deus justo no coração, e, por causa disso, comete obras de injustiça. Toda injustiça que você comete está afirmando que não conhece o Deus justo.

2. Homem incrédulo

Homem incrédulo é aquele que sabe que Deus é Deus, que o inferno não é uma piada, que o inferno é real, mas mesmo assim brinca com as coisas de Deus (II Coríntios 4:4). Todo incrédulo não vê a glória e a essência do Evangelho.

3. Homem iníquo

Homem iníquo é aquele que não pesa a sua vida, a vida da família, da sociedade. É uma pessoa que promove desgraças, aberrações. Vive na iniquidade cometendo aberrações e isso não faz diferença para ele. Veja, por exemplo, as pessoas que matam sem piedade ou aqueles que mentem com muita naturalidade como se estivessem falando a verdade.

O povo de Deus deve sair da rota da injustiça, incredulidade e iniquidade. Se estivermos andando nessas rotas, deveremos clamar pela misericórdia de Deus para que nossa família não seja punida por nossos atos.

A alma precisa de saúde para gerar frutos segundo o coração do Pai e, assim, vencer os atos de injustiça, incredulidade e iniquidade, recebendo da parte de Deus unção para vencer na vida, porque será curada no sobrenatural do Deus Todo Poderoso.

A única forma de alguém sair da rota da transgressão e da iniquidade é nascendo de novo e vivendo em santidade, vivendo em Cristo Jesus. Somos santos, chamados à santidade. A mentira não mais entrará em nossos corações através de sentimento de culpa, pecado, transgressão e iniquidade.

O Senhor nos levantará para mudarmos uma sociedade e escrevermos uma nova história. Ele quer que sejamos encontrados fiéis, guardando ]os Seus princípios e buscando saúde para a alma, pois assim caminharemos no êxito que Ele mesmo preparou para nós, os Seus filhos.

Na esperança da volta d’ELE.

 

Versiculos

Salmos, 37:3 - Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.

Visite-nos

Brasil - São Paulo - SP
Endereço: R. Nova dos Portugueses, 483
(proximo a estação do metro Santana)
Bairro:  Santa Teresinha
Fone: 2236-0720
Email: contato@igrejaplenadagraca.com