O Bom Ministro de Cristo - 1ª Parte

ministerio_jesus2012Por Asaph Borba

Fomos adotados como Filhos e por isso nós podemos dizer "meu coração é teu"! Somos propriedades exclusivas de Deus. Se alguem/alguma coisa quer tomar posse de nós, precisamos tomar conciência de que somos propriedade exclusiva de Deus! Por isso o nosso coração deve ser propriedade exclusiva de Deus!

Deus quer nos dar um coração novo! A continuidade do nosso ministério vem pela força de Deus em nossos corações! Nós já temos um chamado de Deus.

1. I Tm 4.6 - Através das palavras de fé e da boa doutrina que tem seguido; precisamos nos alimentar com as palavras de fé! Alimento santo, bem nutrido, que Deus tem servido! Dois pratos que Deus serve: fé e doutrina! A doutrina é que nos mostra com clareza o que fazer. É o que Deus fala sobre todas as coisas! O bom ministro de Deus é aquele que se alimenta disso.

2. I Tm 4.7 - "rejeita as fábulas" - aquilo que não tem fundamento na verdade (engano). O bom ministro deve saber reconhecer o engano através do conhecimento da Palavra de Deus, da doutrina, e rejeitá-lo. Somente a verdade deve ser introduzida na nossa vida Cristã.

3. I Tm 4.7 - "exercita-te na piedade" - O ministro de Cristo Jesus deve aprender a amar. Um ministério sem amor é como um poço sem água! O homem é naturalmente egoísta. O amor nos ensina a entregar a nossa vida e ministério é entrega de vida. A piedade verdadeira nao é apenas um sentimento, mas uma ação. Ministério verdadeiro tem os braços abertos, acolhe, agrega! É algo que deve ser exercitado para romper com nossa natureza!

5. I Tm 4.9 - "fiel é esta palavra"- A Palavra de Deus é fiel! O bom ministro de Cristo deve desenvolver um compromisso com essa Palavra. Podemos direcionar nossa vida firmados nesta palavra, podemos confiar no que Deus disse!

6. I Tm 4.10 - "labutar e se esforçar" - Precisamos labutar, trabalhar duro, tendo um coração consciente de que há um serviço que Deus nos confiou! Ministério é lugar de trabalho. Trata-se de um trabalho natural e também espiritual. Orar, ler e conhecer a Bíblia, procurar capacitação específica! Todo esforço quebra a natureza humana. Deus honra o nosso esforço. A palavra diz "semeia a semente" e Deus trará o crescimento.

7. I Tm 4.10 - "esperança no Deus Vivo" - podemos depender de Deus na nossa luta, na nossa batalha! Deus fará infinitamente mais pelo seu poder que opera em nós. Deus nos mostrará o que fazer, mesmo que "passo a passo".

8. I Tm 4.11 - Paulo ensina a Timóteo passos práticos. "ordena essas coisas" - nossa vida deve ser colocada em ordem (vida moral, financeira, todas as demais áreas). O bom ministro de Cristo deve começar a colocar tudo em ordem, a começar de si. Precisamos ser aqueles que Deus usará para ajudar outros, a fim de sair da desordem. Não é "dar ordens" mas "colocar em ordem".

9. I Tm 4.12 - "padrão dos fiéis" - Para ajudar outros precisamos ser o padrão que Deus na palavra (ser confiável). Deus cuida da nossa palavra. Precisamos nos esforçar para manter nossa palavra! Um ministério não cresce sem palavra. Se houve falha de nossa parte em manter nossa palavra, devemos pedir perdão para tirar o efeito que seria usado pelo diabo.

Ministério sem palavra não tem força. No procedimento, um proceder com integridade. Se algo não é íntegro, não deve fazer parte do nosso procedimento. Deus é fogo consumidor! No amor, na motivação. Pregar porque ama, cantar porque ama, qualquer outro fazer deve ter no amor a motivação. O que é focado pelo amor sempre ficará perfeito e em "alta resolução". Amor não tem limite! Na fé, no crer, no "crer primeiro". O bom ministro de Cristo é aquele que crê primeiro. Nunca despreze a fé de ninguém, seja aquele que apoia a fé de outros, que concorda, que caminha junto! Creia em milagres! Ensine outros a crer incondicionalmente em Deus. Na pureza. Esta deve ser restaurada na igreja! Pureza no casamento, na igreja, no trabalho. A pureza de Deus quebra a imundícia que rege este mundo! A Palavra de Deus, o Espírito Santo, a Água da vida. Nossos olhos precisam ser purificados!

 

Versiculos

Salmos,125:1 - Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.

Visite-nos

Brasil - São Paulo - SP
Endereço: R. Nova dos Portugueses, 483
(proximo a estação do metro Santana)
Bairro:  Santa Teresinha
Fone: 2236-0720
Email: contato@igrejaplenadagraca.com