Dupla Honra

dupla_honraOs presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal” e “o trabalhador merece o seu salário”. 1 Timóteo 5: 17- 18

Este é o único lugar em toda a Palavra de Deus onde você encontrará a expressão “dupla honra” *referindo-se à questão da autoridade. Devemos dar aos ministros do Evangelho o dobro da honra que daríamos aos outros líderes.
Falando de forma prática, como isto é feito? O nosso comportamento e modo de falar com relação aos líderes cristãos devem ser cheios do máximo respeito. Devemos nos dirigir a eles formalmente, usando palavras como “pastor”, “senhor” ou “senhora”, conforme o caso, a não ser que nos orientem a agir de forma diferente. Devemos manter o contato olho no olho com eles durante todo o tempo em que estivermos mantendo uma conversa, e não devemos sair até que sejamos autorizados ou que saibamos que eles terminaram de falar conosco.

Quando um líder ensina a Palavra, devemos ouvir atentamente. Permitir que a nossa mente vagueie é desonrá-lo. Lembre-se que a honra é demonstrada não apenas em ação e palavras, mas também por meio de pensamentos. Por este motivo, Paulo nos exorta: “Aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino” (1 Timóteo 4:13).

Conversar com quem está sentado ao nosso lado durante o culto é desonrar aquele que está falando, sem mencionar o próprio Espírito Santo. Todo tipo de interação pessoal deve ser deixado para depois da reunião. Também não devemos enviar bilhetinhos para os amigos, usar nossos telefones celulares, ou sair do culto, até que tenhamos sido formalmente liberados. Não devemos chegar atrasados aos cultos. Como nosso patrão reagiria se chegássemos ao trabalho com quinze minutos de atraso todas as manhãs? Nem pensaríamos em fazer isso! Por que faríamos o mesmo com relação aos horários dos cultos marcados por nossos líderes?
Devemos buscar formas de servir aos nossos líderes sem que eles nos peçam. Antecipe-se a eles e fique alerta com relação aos imprevistos. Devemos sempre procurar fazer as coisas da melhor maneira e estabelecer um padrão cada vez mais alto. Devemos nos esforçar na busca da excelência em tudo o que fazemos ao representá-los.

Se o seu líder lhe pedir para executar uma tarefa, esteja pronto e faça-o com excelência. Não apareça com uma roupa imprópria ou com o carro sujo. Você deve representar bem o seu líder. Houve ocasiões em que pessoas de outras igrejas foram me apanhar no aeroporto em carros entulhados de lixo e cacarecos. Pensei comigo mesmo: Como o líder desse ministério se sentiria se soubesse que um membro da equipe está transportando o seu convidado desta maneira? Ele desonrou não só a mim, mas também ao pastor que lhe pediu que fosse o meu anfitrião.

Jonh Bevere

Salmos 68:19-20 Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte.