Será que eu conheço as pessoas?

pessoasAlguém falou sobre ser bem-sucedidos no mundo dos negócios... chegamos a conclusão que precisamos conhecer pessoas: “Eu conheço meus clientes”. “Conheço meus empregados”. “Conheço minha equipe”. Mas será que realmente os conhecemos como eles são?

No cenário secular, como o do trabalho lidamos com muitas pessoas regularmente, seja nos agrupando em projetos, dando ou recebendo funções específicas, solicitando comentários ou assistência. Trocamos mensagens de texto e emails com indivíduos ao longo de todo o dia. Podemos conhecer informações específicas sobre eles, seu histórico profissional, conjuntos de habilidades,seu gosto para vestirem-se, que tipo de carro dirigem, interesses pessoais. Mas será que isso significa que realmente os conhecemos?

O "Sistema"estimula conhecimentos superficiais. A comunicação consiste de mensagens gravadas e de textos pré-estabelecidos, emails trocados como bolas de pingue-pongue, surperficiais cumprimentos. Mesmo quando trabalhamos juntos para completar um projeto com sucesso, podemos conhecer os outros membros da equipe apenas por seus papéis na tarefa de realizar aquele trabalho.

A avançada Tecnologia, de muitas maneiras, aceleraram a produtividade e a eficiência, mas este ambiente altamente tecnológico, mas de pouco contato, tem cobrado o seu preço na camaradagem e interação no mercado de trabalho. Não podemos conhecer todos intimamente, e não precisamos disso, mas um esforço consciente e intencional pode nos recompensar com relacionamentos profundos e significativos e que podem melhorar nossa experiência profissional.

É interessante notar que geralmente o ingrediente para um relacionamento forte é a adversidade. Qualquer um pode ser um “amigo” quando tudo vai bem, mas os estressantes tempos difíceis de contrariedades e lutas tendem a revelar quem é verdadeiramente como aparenta ser – bom ou ruim. Dar suporte um ao outro em tempos difíceis aprofunda e fortalece laços pessoais. Como Eclesiastes 4:12 afirma, “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”.

O mesmo é verdadeiro no sentido espiritual. Podemos reivindicar que conhecemos Deus. Mas se conhecê-Lo está restrito a crer que Ele sempre responde nossas orações como queremos que sejam respondidas, não é isto o que significa realmente conhecer Deus. Como um amigo meu sempre diz: “Deus é bom, o tempo todo”. Isto inclui os momentos em que as coisas não correm como queremos. Aqui vão alguns pensamentos da Bíblia a respeito de conhecer Deus:

Conhecer á Deus religiosamente. Mesmo uma observação superficial do mundo ao nosso redor fornece abundantes informações sobre Deus, portanto é fácil conhecer “a respeito de” Deus. “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, Seu eterno poder e Sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis” (Romanos 1:20).

Comprometidos em conhecer Deus. Embora possamos observar muito a respeito de Deus, verdadeiramente conhecê-Lo demanda decisão e comprometimento. O apóstolo Paulo definiu isso como o propósito de sua vida: “(Porque o meu propósito determinado é) que eu possa conhecê-Lo – que eu possa progressivamente conhecer a Ele mais profunda e intimamente, percebendo e reconhecendo e compreendendo (as maravilhas de Sua Pessoa) mais fortemente e mais claramente” (Filipenses 3:10 – Bíblia Amplificada).

Conhecer – e confiar – em Deus. Conhecer Deus é confiar que Ele sabe melhor do que nós o que necessitamos e o que é mais benéfico para nós. “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).

 

Versiculos

Salmos 34:18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.

Visite-nos

Brasil - São Paulo - SP
Endereço: R. Nova dos Portugueses, 483
(proximo a estação do metro Santana)
Bairro:  Santa Teresinha
Fone: 2236-0720
Email: contato@igrejaplenadagraca.com