Dicas Para uma Célula (GA) de Êxito

gaNum culto de celebração podemos ser muito abençoados, mas é na célula que realmente somos conhecidos e é onde o novo convertido tem a oportunidade de se expressar e receber um ensino dirigido em cima da Palavra de Deus.

A célula de multiplicação tem vários objetivos, dentre eles ganhar e consolidar. Por isso o papel do líder de célula é muito importante para o sucesso da consolidação.

NÃO PERMITIR QUE SUA CÉLULA SEJA INFRUTÍFERA

Deus nos chamou para dar frutos. O mandamento de Deus é para crescer e multiplicar. O líder é um gerador constante de ovelhas e líderes. A multiplicação de uma célula não depende primeiramente da quantidade de pessoas que temos, e sim, da quantidade de líderes que formamos.

REUNIR PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA

A vida de uma célula não se resume apenas numa reunião, mas essa reunião deve acontecer com frequência. A célula é um contexto de vida, assim como toda a visão é um estilo de vida. Temos que viver a célula todos os dias da semana, mas temos que separar um dia, hora e local específico para a reunião.

Para que as reuniões de célula sejam excelentes, o líder deve seguir alguns princípios:
.Chegar mais cedo para recepcionar suas ovelhas;
.Dar boas vindas com bastante alegria a todos;
.Dar a devida atenção aos problemas de cada um;
.Demonstrar alegria pela participação de cada membro da célula;
.Nunca abrir uma reunião dizendo que está cansado;
.Nunca abrir uma reunião dizendo que o seu dia foi atribulado ou terrível;
.Nunca abrir a reunião falando sobre assuntos depressivos (morte, enfermidade, dívida, etc);
.Nunca abrir uma reunião dizendo que o ambiente está “pesado”;
.Nunca falar de seus problemas pessoais com os novos convertidos na reunião.

FAZER DA CÉLULA UM LUGAR DE RESTAURAÇÃO

A célula existe por causa das pessoas. As pessoas chegam para as reuniões trazendo os mais variados problemas (enfermidades, problemas financeiros e familiares, pecados, etc) e a célula tem que ser uma resposta de Deus para cada um. Não podemos entrar para uma reunião e sair da mesma forma (ou pior).

Temos que receber a bênção de Deus nas reuniões da célula.

FAZER DE CADA MEMBRO OUTRO LÍDER

Um dos maiores erros que um líder comete é não dar oportunidades a outras pessoas, com medo do “nível” cair. Quando chegar a ocasião de multiplicar não teremos nenhum outro líder formado, e isso é um problema; sem contar que vamos estar ferindo o propósito da visão que é fazer de cada crente um líder.

Esse problema acontece por causa de alguns fatores:
.O líder não confia no potencial das suas ovelhas;
.O líder sabe para si, mas não sabe ensinar outros;
.O líder tem medo de perder posição;
.O líder não entende o princípio de multiplicação;

ZELAR PELA SANTIDADE DA CÉLULA

Deus nos chamou para sermos santos. Ser santo é ser separado para uso exclusivo d’Ele. Esse conceito deve fazer parte do nosso cotidiano. O líder tem que ser a primeira pessoa a expressar a santidade de Deus na célula. Ele tem que ser um canal confiável para trazer o equilíbrio necessário para o crescimento da célula. A santidade envolve todo o nosso ser: olhos, ouvidos, boca, mãos, mente, etc.

NUNCA TRABALHE EM FUNDAMENTO ALHEIO

Trabalhar em fundamento alheio é o mesmo que roubar fruto da árvore do vizinho. O líder deve ter seu próprio carisma para conquistar as pessoas e não “pescar” pessoas que já estão sendo acompanhadas. Isso é deslealdade e falta de maturidade.

Temos que entender o que é liderança. Para ser um líder precisamos ter seguidores. Nunca devemos nos colocar com a melhor opção para a vida das pessoas, como se fôssemos a resposta para todos os seus problemas. Isso é apenas a promoção de um título e jamais podemos atrair a atenção das pessoas apenas porque temos um título.

NÃO PERMITA A MURMURAÇÃO NA CÉLULA

A murmuração é um dos maiores inimigos da nossa fé. Geralmente ela acontece quando começamos a desconfiar da motivação ou das atitudes de alguém ou ainda, quando damos ouvidos a boatos e os passamos para frente. O bom líder deve ser inimigo declarado da murmuração. Ele jamais pode permitir que esse espírito entre dentro da célula. Zelar pela santidade na célula também implica em eliminar pela raiz a murmuração, não só na vida de suas ovelhas, mas também na sua própria vida. A célula não é lugar para discutir problemas de ordem interna da igreja.

DESENVOLVA METAS E ESTRATÉGIAS

Outra característica de um líder de êxito é a forma como ele conduz o trabalho da célula. Levando-se em conta que a célula tem um ciclo de vida que deve ser obedecido, o líder deve projetar seu trabalho para que a multiplicação ocorra no tempo determinado. É preciso ter alvos e metas em todo trabalho que fazemos, senão nunca saberemos aonde chegar. Quais alvos são esses que temos que ter dentro da célula?

.Levantar outros líderes;
.Levantar outras casas para a multiplicação da célula;
.Promover reuniões periódicas com seus liderados;
.Apresentar relatórios periódicos da célula aos seus líderes;
.Promover reuniões extras fora do dia da célula (comunhão, passeio, oração);
.Distribuir tarefas aos membros da célula para que todos funcionem;
.Trabalhar para que as reuniões sejam dinâmicas e edificantes.

CONCLUSÃO

A consolidação está concluída quando há evidências reais e permanentes de que a pessoa realmente mudou de vida e nasceu de novo. Os frutos testificam quando a consolidação chegou ao fim e aí, deve-se começar o treinamento ministerial e um discipulado mais profundo.

Adaptado de Rede de Ensino do Ministério Luz Para os Povos – Goiânia

Salmos, 37:3 - Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.