Discipulando o Solteiro(a)

discipulando solteiro“As suposições são realmente o que dificultam. É quase sempre presumido que os solteiros estão morrendo de solidão ou ardendo em luxúria”.

Concordando e ansioso para ouvir mais, busquei relatos semelhantes de solteiros em igrejas diferentes. Ao tentar ouvir e aprender com solteiros — jovens, velhos, homens, mulheres, divorciados, viúvos, trabalhadores, estudantes, seminaristas — meu objetivo era entender o real significado de sua experiência como solteiros na igreja.

Enquanto meu amigo continuava, eu me entristecia por quão ignorantes algumas pessoas podem ser — orando publicamente por solteiros com base nessas premissas de luxúria ou solidão. Sério? Eu me parabenizei por nunca ter feito algo tão insensível (ou estúpido!).

Porém, meu ar de superioridade não durou. Em pouco tempo, minhas suposições falhas foram iluminadas. Pensei em como tinha desconsiderado a angústia de um solteiro, presumindo que “ele só precisa se casar”. Ou como eu havia recomendado a uma solteira para ser babá, de última hora, presumindo que a “sua agenda é flexível”. Ou como tenho perguntado a pessoas solteiras o que pensam do novo rapaz ou da nova moça na igreja, presumindo um desejo pelo casamento sem perguntar.

Oséias, 6:3 - Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.