Substituindo as sombras

PARA MEDITAR: Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem. (Hebreus 8.1-2)

A essência do livro de Hebreus é que Jesus Cristo, o Filho de Deus, não veio apenas para se enquadrar no sistema terreno do ministério sacerdotal, como o melhor e último sacerdote humano, mas veio para cumprir e pôr fim a esse sistema, e para orientar toda a nossa atenção para si mesmo ministrando para nós no céu.

O tabernáculo, os sacerdotes e os sacrifícios do Antigo Testamento eram sombras. Agora, a realidade chegou e as sombras passaram.
Aqui há uma ilustração do Advento para crianças — e para aqueles de nós que já foram crianças e se lembram de como era ser uma.

Suponha que você e sua mãe se separem no mercado e você começa a ficar assustado e em pânico e não sabe para onde ir, e corre até o final de um corredor, e bem antes de começar a chorar, vê uma sombra no chão no final do corredor que se parece com a sua mãe. Essa sombra realmente lhe dá alegria e você sente esperança. Mas o que é melhor? A felicidade de ver a sombra, ou ter a sua mãe no fim do corredor e realmente ser ela?

É assim que Jesus vem para ser nosso Sumo Sacerdote. Isso é o Natal. O Natal é a substituição das sombras pela realidade.

 

Versiculos

Deuteronômio, 33:27 - O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.

Visite-nos

Brasil - São Paulo - SP
Endereço: R. Nova dos Portugueses, 483
(proximo a estação do metro Santana)
Bairro:  Santa Teresinha
Fone: 2236-0720
Email: contato@igrejaplenadagraca.com