Tatuagens, brincos e piercings

Reflexão Sobre o uso de TATUAGENS, BRINCOS e PIERCINGS

Ao fazermos um estudo sobre esse tema, descobrimos que a onda atual que inclui as tatuagens e os piercings, vem dos hippies e punks e da influência do rock pesado, cuja herança, historicamente comprovada, expressa rebeldia contra DEUS, contra a família e contra às autoridades, em defesa da liberdade sexual e do movimento denominado Nova Era.

O termo tattoo, que foi difundido por James Cook, refere-se ao som dos ossos finos inicialmente usados na aplicação das tatuagens. A máquina de tatuar elétrica só foi patenteada por Samuel O'Relly em 1891, em Nova York, e chegou ao Brasil em 1959.

Diante dessa constatação, considerando-se que a Palavra de Deus nos adverte - "Abstende-vos de toda aparência do mal." - I Tessalonicenses 5:22, os servos de Deus já encontram razões de sobra para abster-se do uso de tatuagens, piercings e da atual onda masculina do uso dos brinquinhos!...

Está escrito: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou." Gênesis 1:27

Ao focalizarmos este texto da Palavra de Deus, entendemos que essas práticas contrariam a vontade do nosso Criador, pois elas interferem no propósito divino de que sejamos conforme a sua imagem e semelhança, maculando a obra do Criador ao adulterar-lhe a imagem!

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz, porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade, aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto, até dizê-lo é torpe. Mas todas essas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." Efésios 5:6-14

Através de Moisés, Deus proibiu que o seu povo fizesse qualquer marca sobre o seu corpo, mesmo que fosse como expressão de dor pela perda de algum ente querido.

"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR." Levítico 19:28

"Filhos sois do SENHOR, vosso Deus; não vos dareis golpes, nem poreis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Porque és povo santo ao SENHOR, teu Deus, e o SENHOR te escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu povo próprio." Deuteronômio 14:1, 2

Quanto ao uso do brinco, verificamos que está ligado historicamente, à antiga prática da escravidão perpétua do homem pelo homem.

"Estes são os estatutos que lhes proporás: Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas, ao sétimo, sairá forro, de graça. Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sairá sua mulher com ele. Se seu senhor lhe houver dado uma mulher, e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá só com seu corpo. Mas, se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos, não quero sair forro, então, seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao postigo, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e o servirá para sempre.." Êxodo 21:1-6

A Palavra diz: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres." João 8:36

"Todas as coisas me são lícitas , mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas , mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. I Coríntios 6:12 / Todas as coisas me são lícitas , mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas , mas nem todas as coisas edificam. I Coríntios 10:23 "

Não convém a alguém que foi libertado por Cristo, violar a recomendação de Deus expressa em Levítico 19:28 , como já foi visto, para ostentar sob qualquer pretexto, algo que é símbolo de escravidão perpétua..

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. . II Coríntios 5:17

"Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus." Gálatas 6:17

E essas marcas de Cristo, a que o apóstolo Paulo se refere, não são marcas feitas pelos homens; elas são na verdade, as evidências da transformação por Ele operadas, na vida daquele que se tornou uma nova criatura. São uma figura de linguagem que se refere ao corpo limpo de todas essas práticas e modismos mundanos, que são cultivados por aqueles que aqueles que não têm o temor do nosso Senhor Jesus Cristo!

Pb. José Carlos

 

Versiculos

II Reis, 6:16 - Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

Visite-nos

Brasil - São Paulo - SP
Endereço: R. Nova dos Portugueses, 483
(proximo a estação do metro Santana)
Bairro:  Santa Teresinha
Fone: 2236-0720
Email: contato@igrejaplenadagraca.com