Palavras


Facetas de Mim

facetasPor Raquel Emerick

Luto comigo mesma! Quem não luta? Mais do que nunca o que a caneta de Paulo escreveu é real para mim! "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo dessa morte?"
Luto contra coisas dentro do meu coração. Manias, ausência de frutos do Espírito, pecados de "estimação", que a meu ver podem parecer "pequenos pecados". Se os colocasse na balança seriam menos pesados do que homicídio, adultério, roubo, etc. E o pior: os outros concordam comigo! Descobri é que usamos a mesma balança. Tipo: "Prá que me preocupar com isso? Tem gente vivendo num lamaçal de pecado, de pecado de verdade!" Quando menos percebo se levanta dentro de mim um fariseu, que não percebe sua arrogância e se esquece de que TODO e QUALQUER pecado ainda assim é PECADO. Ainda assim é o que matou Jesus!

Leia mais...
 
Eu posso mudar o Ambiente à minha Volta

ambiente_voltaTexto base: Gêneses 27 e 28

Rebeca soube que Esaú, seu filho mais velho, pretendia matar seu irmão, Jacó, logo após a morte de Isaque, seu pai. Por esse motivo, conversou com o marido e o convenceu a aconselhar Jacó a partir para a terra de Padã-Arã, viver entre seus parentes e se casar por lá. Isto é, quando Jacó foi embora, ele não estava fugindo de seu irmão e sim obedecendo a instrução de seu pai.

No caminho, parou para dormir e, nessa noite, Deus o visitou. O segredo da revelação do Senhor ao homem é a OBEDIÊNCIA. É esse princípio bíblico que vai levar o cristão a um lugar profético. Nenhum dos planos eternos de Deus vai se cumprir na vida de alguém antes dessa pessoa aprender a OBEDECER.

A questão é: a instrução de quem se deve obedecer? De quem exerce autoridade espiritual sobre nossa vida, a quem se reconhece como pai ou discipulador.

A obediência é que vai determinar o nosso destino. São os pais que determinam o futuro dos filhos. Quem escolher obedecer, Deus vai abençoar e fazer frutificar. Obedecer é praticar aquilo que foi ensinado. Envolve coragem e firmeza nas decisões para agir em conformidade com a ordem recebida. Esse princípio deve ser aplicado em todas as áreas da vida: financeira, sentimental, física, ministerial, etc.

Leia mais...
 
Para amar é necessário presença

amar_presencaImpossível querer demonstrar e experimentar o amor sem envolvimento, sem acolhimento.
Por outro lado, para exercer a justiça se requer distanciamento, para que haja imparcialidade.
Quem se envolve ou tem algum grau de envolvimento inviabiliza o julgamento, pois automaticamente o amor falará mais forte. “O amor é mais forte que a morte”.

Justiça requer distância, amor requer presença.

Manter as duas em equilíbrio seria tentar unir duas realidades em extremos opostos, o que levaria a pessoa a uma escolha entre “frio ou quente” e passaria a ser “morno”. Situação recusável na espiritualidade cristã. Deus não é morno.

Quem escolhe entre amor ou justiça está escolhendo entre aqui ou lá, perto ou longe, presença ou distanciamento.

Fica aqui o desafio para que cada um escolha a que Deus servir: Deus presente ou deus ausente. Deus de dentro ou deus de fora.
Antes de qualquer outra coisa é bom salientar que o conceito de justiça apresentado inicialmente é este do senso comum, na figura de um juiz que por força do exercício do direito legal deve ser imparcial para sentenciar ou absolver ou réu.

Leia mais...
 
Ministério com Famílias
01familia“O que me levou escrever essa coluna foi uma frase que li e me encantei. Não consegui encontrar o autor, mas a frase dizia: “O mundo oferece aos homens e aos pássaros mil lugares para pousar, mas apenas um ninho.”

Juntei essa frase com a lembrança de uma entrevista que assisti de um homem que viajou exatamente 90% dos lugares do mundo todo e ele disse que lugar que ele mais se atraia era pela sua própria casa. Comentou que era muito encantador conhecer lugares e culturas diferentes, mas que quando ficava em sua casa era o que mais lhe trazia significado a sua vida. Finalizou a entrevista dizendo que o homem percorre o mundo à procura da felicidade, mas volta para casa e só a encontra lá.

Que curioso, mas não é novidade para ninguém a importância da vida familiar, mas todos nós temos necessidade de ter uma base de segurança emocional pelo qual retornamos e é lá que alimentamos nossa área emocional. Mesmo que isso demande esforço, é na companhia dos nossos familiares que encontramos colo, aconchego e amor. Penso que passamos maior parte de nossas vidas tentando ganhar o mundo, mas a pessoa mais bem sucedida é aquela que investe na seio familiar, pois ela está consciente que está deixando um legado para outras gerações.
Leia mais...
 
O Valor de Aprender História
01livrosUma Lição a partir de Judas

A pequena carta de Judas nos ensina algo sobre o valor de aprender história. Este não é o ponto principal da carta, mas é um fato impressionante.

Neste penúltimo livro da Bíblia, Judas escreve para encorajar os santos a “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (versículo 3). A carta é um chamado à vigilância em vista de “certos indivíduos [que] se introduziram com dissimulação... homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único.

Soberano e Senhor, Jesus Cristo” (versículo 4). Judas descreve essas pessoas em termos vívidos. Eles “dizem mal do que não sabem” (versículo 10); são “murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros” (versículo 16). Eles “promovem divisões, [e são] sensuais, que não têm o Espírito” (versículo 19).

Este é uma avaliação devastadora de pessoas que não estão fora da igreja, mas que “se introduziram com dissimulação.” Judas quer que eles sejam reconhecidos pelo que são, de forma que a igreja não seja enganada e arruinada pelos seus falsos ensinos e comportamentos imorais.
Leia mais...
 


Página 3 de 5

Versiculos

Salmos 34:18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.

Visite-nos

Brasil - São Paulo - SP
Endereço: R. Nova dos Portugueses, 483
(proximo a estação do metro Santana)
Bairro:  Santa Teresinha
Fone: 2236-0720
Email: contato@igrejaplenadagraca.com