Seja o "Marido" que sua esposa deseja ter

maridoCom base no texto de Efésios 5.25 “Maridos amem suas mulheres assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela”.
Mas por que será que os maridos devem amar a esposa como Cristo amou a igreja?
Eu acredito que esses são alguns princípios fundamentais que devem ser praticados por todo homem.

Você está pronto? Vamos lá:

1º Trate a sua esposa com firmeza e gentileza.
Toda mulher quer ter ao seu lado um homem que seja firme e gentil, “O marido precisa ser um homem que consegue equilibrar, liderando com a força de leão e amando com a generosidade, afetuosidade de um cordeiro.’’ Toda mulher quer ter ao seu lado um homem que seja firme e gentil.

2º Seja pródigo no louvor e na reafirmação.
Toda mulher quer ter ao seu lado um homem que elogia, elogia porque reconhece o esforço, reconhece o valor da sua esposa. Quantas mulheres vivem com uma carência crônica, com as emoções vulneráveis, porque o seu marido não a reconhece, não elogia, não a louva. Você é um marido pródigo no louvor e na reafirmação? Você diz a ela com frequência quando ela acerta legal na comida?
Quando ela está muito bem vestida para você mesmo? Quando ela se esforça para te ver feliz pelo seu bem-estar. Você a louva? Você elogia? Você reconhece o empenho? Você reconhece o esforço dela? Se não faz comece a praticar o quanto antes.

3º Defina as suas responsabilidades.
Qual é a responsabilidade do homem como marido, pai, sogro e avô?
As responsabilidades do marido precisam estar muito bem definidas. É muito interessante que quando Deus falou com Adão sobre o jardim do Éden ficou muito claro que ele tinha que cultivar e guardar. Bom, eu vejo a missão do marido tríplice – Direção, proteção e provisão; toda família, toda esposa, todo filho espera isso do homem, marido e pai – proteção, provisão e direção.

Quando as responsabilidades do marido estão bem claras fica mais fácil ele exercer sua missão. Trate sua esposa com firmeza e gentileza, toda mulher quer ter ao seu lado um homem que seja firme e gentil.

4º Seja um marido que conduza sua mulher à Deus.
Marido, é sua responsabilidade conduzir sua esposa até Deus, para que no grande dia você a entregue a Jesus pura, santificada, sem manchas, pois o Senhor a confiou nas suas mãos, para cuidar, zelar, amar e dar sua vida por ela,(como Cristo...) portanto, cuide com todo carinho, respeito e educação que ela merece, dentro do princípios estabelecidos pelo Senhor.

5º Seja um ouvinte de qualidade.
Toda mulher gosta muito de falar, e os homens por sua vez, são mais fechados, e gostam muito pouco de ouvir... mulheres mais emoção, homens mais razão. É muito importante que quando você chegue em casa você consiga ouvi-la, tenha um tempo de qualidade com sua esposa, disposição para conversar, seja o melhor amigo, parceiro, pai, marido, companheiro de risadas e lágrimas, momentos como esses são importantes para gerar intimidade e diálogo, além de crescimento intelectual, emocional e espiritual de ambos.
Num casamento existem grandes desafios, principalmente no cotidiano, os casais enfrentam uma série de questões a serem resolvidas , o segredo de tudo isso é a intimidade, saber se comunicar, se expressar, ter paciência, compreensão e companheirismo, o casamento é um projeto que nasceu no coração de Deus e nenhum sucesso justifica o fracasso de um casamento ou de uma família, nesses tempos difíceis cuide da sua família.

Salmos, 118:17 - Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do Senhor.